conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia


Aconteceu em Jandaia do Sul nesta quinta-feira (10) o I Seminário Sobre Pessoas com Deficiência cujo tema foi “Dialogando sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)”. Uma parceria da Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul por meio do Departamento de Saúde com o Governo do Estado do Paraná, a 16ª Regional de Saúde de Apucarana e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR).  


O objetivo deste encontro foi qualificar os profissionais que atuam na área da saúde, educação e assistência social básica dos municípios, em relação ao atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Na abertura do evento, tivemos uma bela apresentação do aluno da APAE de Jandaia do Sul, Ruan Carlos Favila que emocionou a plateia.


É importante que, uma vez identificadas, as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e suas famílias, recebam informações relevantes, serviços, referências e apoio prático de acordo com suas necessidades individuais. Apesar de não existir cura para o autismo, o tratamento deve oferecer recursos e alternativas para que se ampliem seus laços sociais, suas possibilidades de circulação e seus modos de estar na vida.


Para tanto, o cuidado à pessoa com TEA e a sua família necessita da articulação das políticas públicas de saúde, educação e assistência social.


No entanto, intervenções psicossociais baseadas em evidências, como o tratamento comportamental e programas de treinamento de habilidades para pais e outros cuidadores, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social, com impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida da pessoa.  

 

O evento recebeu profissionais da saúde, educação e assistência social dos municípios de Mandaguari, Ivaiporã, São João do Ivaí, Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Faxinal, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Sabáudia, São Pedro do Ivaí e Quinta do Sol.



GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo