conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul

conteúdo principal
conteúdo principal

História

Corria o ano de 1924 quando, em visita ao Norte do Paraná, um grupo de capitalistas Ingleses, chefiados por Lord Lovat, deparou-se com as maravilhosas terras roxas aqui existentes. Impressionados com a feraz floresta, onde eram comuns o cedro, a peroba, o pau d'alho e a atlética figueira branca. Os componentes da comitiva ficaram extasiados.

Pelas experiências adquiridas em empreendimentos de grande vulto já realizados em outros países, aquela comitiva teve visão das fabulosas e vastas extensões agrícolas e industriais que estavam reservadas para essa região. Tal foi o entusiasmo inicial que resolveram adquirir grande porção da invejável gleba, a qual representa hoje a maior parte do território dos municípios a compor nossa região, o Norte do Paraná.

Assim entre os anos de 1925 e 1927, esse grupo adquiriu por escritura pública junto ao Governo do Estado do Paraná, uma área de 500.000 alqueires entre os Rios Paranapanema, Tibagi e Ivaí. Para realizar esse empreendimento, o grupo "mandou" a "Companhia de Terras Norte do Paraná", com sede em Londrina, tendo como sua maior acionista a Empresa Britânica "Paraná Plantation Limitada", com sede em Londres.

A Companhia colonizadora lança-se ao extraordinário plano de povoação para a região, a partir da criação definitiva da cidade de Londrina, em 1931.

Dentro desse programa racional, devido inteiramente à iniciativa privada, porque a Companhia colonizadora, foi original e esplendidamente organizada por homens de negócios, ingleses, eis que do germe do progresso surge a mais extraordinária obra, o Patrimônio de Jandaia, localizado na margem esquerda do estradão que caminhava sempre para o oeste, foi uma das últimas realizações daquela organização.

Patrimônio aberto em 1942, Jandaia tornou-se logo um centro de convergência de agricultores, estes vindos dos mais diferentes e distantes rincões do Estado e do País.

São escassas as referências históricas quanto ao território onde se localiza JANDAIA DO SUL. Entretanto, as atividades de implantação civilizadora no município estão definitivamente ligadas à história do Norte do Paraná, do Paraná e do Brasil.

Integrada a prodigiosa região fisiográfica denominada "Norte Novo", a gleba onde a Companhia Colonizadora formou o Patrimônio de Jandaia recebeu, desde logo, a contribuição fecunda e dinâmica da Cultura Cafeeira, que projetou a região e o Estado do Paraná como Unidade Federativa de Primeira Grandeza, num período relativamente curto, genericamente conhecido na historiografia brasileira pela designação de "Ciclo do Café".

Município situado em região privilegiada, por onde hoje se estende a BR-369, Jandaia do Sul encontra-se no centro da coluna vertebral da economia do Estado e talvez do Brasil. Liga-se por via asfaltica e ferroviária aos maiores centros comerciais, industriais e culturais do País. Curitiba,Paranaguá, São Paulo, Santos e Rio - para citar alguns são alcançados tanto por ferrovia como por rodovia, saindo-se de Jandaia do Sul, e de onde se viaja, por asfalto, para todas as regiões mais densamente povoadas do Brasil, até o extremo Sul, O Planalto Central, o extremo Norte.

Pelo seu desenvolvimento, tornou-se logo distrito administrativo de Apucarana e, em 1949, distrito judiciário, com a instalação do Cartório de Paz . Foi elevado á categoria de Município, a 14 de dezembro de 1951, pela Lei Estadual Nª 790, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Neto e cuja instalação ocorreu exatamente um ano após, ou seja, a 14 de dezembro de 1952.

A Comarca de 2ª entrância foi criada pela Lei Estadual Nº 1542, de 14 de dezembro de 1953, que na época era formada pelos Distritos de Bom Sucesso e Marumbi, que posteriormente tornaram-se Municípios emancipados.

O periquito do papo-amarelo - JANDAIA - ave da familia dos psitácideos, muito estimada pelos silvícolas, deu origem ao nome da cidade: JANDAIA DO SUL. O acréscimo "Sul" veio em razão de já existir no Estado de Goiás, Município com o nome de Jandaia.

Página Atualizada em: 24/08/2022 09:16:43

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo