Praça do Café, 22 - Centro - CEP 86900-000 - Jandaia do Sul
(43) 3123-0303 / (43) 3432-7398
prefeitura@jandaiadosul.pr.gov.br
Sábado, 03 de maio de 2025
Visualizada: 505 vezes
Ouvir matéria
Nesta sexta-feira (02), na Sociedade Rural de Jandaia do Sul, aconteceu a abertura oficial da 4ª edição do Festival da Cachaça. O evento, criado para apresentar as bebidas engarrafadas no município, já se tornou tradição na cidade com uma fórmula que reúne exposição, encontro técnico e uma grade de shows gratuitos que atraem grande público.
A programação, que segue até domingo com a participação de cerca de 50 expositores, foi oficialmente aberta em uma solenidade que contou com a presença do prefeito Ditão Pupio. Estiveram presentes também o secretário de Estado da Casa Civil, João Carlos Ortega; o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o secretário de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani; o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes; e o deputado estadual Arilson Chiorato, além dos vereadores de Jandaia do Sul e diversas lideranças locais e regionais, fundadores, além dos patrocinadores Jamel e Sicredi Valor Sustentável PR/SP.
O prefeito Ditão Pupio destaca que o festival consolida um setor importante da economia do município – a indústria de bebidas - e também tem se tornado um atrativo turístico importante da cidade. “Nós vamos ter a exposição, a ponta de estoque do comércio de Jandaia e três dias de festa que vão trazer muita gente de fora para Jandaia do Sul, gerando emprego e renda. É uma data importante para o município”, comenta.
Presente na solenidade, o secretário Beto Preto, destacou a importância da indústria de bebidas. “Com esse evento, a indústria da cachaça aqui instalada demonstra a fortaleza que é, levando o nome de Jandaia do Sul e do Vale do Ivaí para todo Brasil e o festival consolida essas marcas”, comentou.
Durante a solenidade, o secretário e o prefeito também oficializaram a assinatura do convênio de R$ 7 milhões que serão destinados à construção e equipamentos do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24 horas. O anúncio foi feito nesta semana pelo governador Ratinho Junior, em solenidade em Curitiba. “Aproveitamos esse evento importante para formalizar essa conquista”, comenta.
Homenagens marcam abertura
A solenidade de abertura contou ainda com homenagens, com destaque para a celebração da trajetória do comendador Ésio Missiato, fundador da Indústria Missiato e da tradicional cachaça Jamel, patrocinadora do festival. A homenagem foi entregue à família, representada pela senhora Ariani Missiato, que recebeu um quadro simbólico das mãos de Luiz Carlos Moretti, Rozângela Moretti e Natanael Bonicontro, idealizadores do festival. Como parte da homenagem, o pavilhão do Parque de Exposições foi oficialmente nomeado em reconhecimento a Ésio Missiato, por meio de ato da Câmara Municipal de Jandaia do Sul.
Programação até domingo
A programação se estende até domingo (4 de maio), com entrada gratuita e diversas atrações para o público. O festival reúne expositores de cachaça artesanal, produtores locais, shows musicais e atividades esportivas e gastronômicas, além do aguardado Concurso da Melhor Cachaça.
Confira a programação completa:
Sexta-feira – 02 de maio
17h – Solenidade de Abertura
18h às 22h – Exposição Festival da Cachaça
21h – Show com Madame Frau
22h30 – Show com Carol Valentin
23h45 – Show com João Nelore e Texano
Sábado – 03 de maio
13h às 22h – Exposição Festival da Cachaça
Durante o dia – Concurso da Melhor Cachaça
22h30 – Show com Léo Bueno e Júlio César
23h45 – Show com a dupla Gian & Giovani
Domingo – 04 de maio
7h30 – 1ª Corrida da Cachaça
10h às 18h – Exposição Festival da Cachaça
10h – Divulgação do resultado do Concurso da Melhor Cachaça
12h – Almoço Porco Moura com presença do Secretário de Estado Márcio Nunes
Prefeitura de Jandaia do Sul recebe kits de maternidade do programa Nascer Bem
Volta às aulas da Rede Municipal de Ensino de Jandaia do Sul: confira datas e orientações para 2026