Última Atualização do Site: Quinta-feira, 07 de Novamebro de 2019, 10:38h

Geografia
Está situada no Vale do Ivaí a cerca de 390 km da capital, é conhecida como cidade simpatia.
Sua população estimada em 2010 é de 25.133 habitantes.
Sua área é de 188 km² representando 0.0941% do estado, 0.0333% da região e 0.0222% de todo o território nacional.

O município está localizado sobre o principal tronco rodo-ferroviário do Norte do Paraná, que o liga a Curitiba e o Porto de Paranaguá; a São Paulo e o Porto de Santos; e ao sul do Brasil. O território municipal assentado sobre manto geológico de rochas basálticas da Formação Serra Geral de alta fertilidade e baixa suscetibilidade à erosão, com o pano de fundo do território municipal constituído por neossolos, com manchas de nitossolos (terra roxa) nas suas porções sudoeste, noroeste, norte, central e leste, bem como de latossolos, em suas porções oeste, sudeste e leste.

Seu território é marcado por relevo fortemente ondulado, com terrenos mais planos na sua porção norte até o limite sul da sede municipal, bem como ao longo dos vales do Córrego Guaporé, Ribeirão Humaitá, Ribeirão Cambará, Córrego Camutama, Córrego Jequitibá, Ribeirão Ariri e Ribeirão Marumbi, que contém terrenos mais favoráveis à mecanização agrícola.

A sede municipal está localizada sobre o divisor de águas Pirapó-Ivaí, com altitude de até 810 metros e cercado de diversas nascentes, sobretudo em sua vertente sul e encontra-se assentada sobre solos do tipo neossolo, com relevo suave ondulado em suas porções norte e central e escarpado em seu limite sul, contra-indicado à urbanização.